domingo, 13 de março de 2011

O profeta Lagerfeld

10.03.11 > vi a data num daqueles monitores no elevador de um edifício comercial e me lembrei que no dia seguinte seria meu aniversário. Senti um frio na barriga. Não que eu estivesse ansiosa, até porque não conheço ninguém que depois dos trinta ainda espere o aniversário com ansiedade.Mas me lembrei de que catástrofes de grande impacto mundial costumam acontecer em dias onze. 11.03.11 me pareceu uma data bastante simbólica. Preocupantemente forte.

08.03.11 > Karl Lagerfeld apresenta na Semana de Moda de Paris uma coleção angustiante como as obras de arte devem ser. Uma Semana de Moda que já começou tensa com a demissão de John Galliano da Dior. Lagerfeld preconizou uma grande catástrofe. A começar pela passarela cujo cenário parecia uma cidade devastada pelas lavas de um vulcão. As modelos com cabelos eriçados, como se tivessem saído correndo depois de uma explosão.


Ao contrário da ladylike que se espera de Chanel, Karl apresenta alfaiataria desestruturada. Não, não é aquela que Giorgio Armani usou nos 80, quando a mulher entrava no mercado de trabalho para competir com os homens. A mulher Chanel não tem nada de masculinizada. Sua roupa é pesada pois ela precisa se proteger das ameaças nucleares. Ela usa coturnos, mas também tem salto alto. As modelagens são amplas nos macacões, nas jaquetas, nas calças e até nas saias (por que não?) de comprimento Chanel, usadas sobrepostas a calças bem sequinhas. Mas um ombro se faz mostrar aqui, um decote mais profundo acolá, e nos faz lembrar que sim, ela é uma mulher, sensual nas transparências que aparecem nos tecidos devorés, corroídos pelo ácido. A paleta de cores passeia por todos os tons de cinza, preto, branco, pérola, um toque do verde exército e do vermelho sangue.



Dizem que certos animais são capazes de pressentir terremotos alguns dias antes e chegam até a mudar seu comportamento ou fugir de casa, como se uma vibração já existisse no ar.

11.03.11 > apesar de ser meu aniversário, acordo cedo para trabalhar, ligo o computador num site de notícias e … o resto é História.

3 comentários:

  1. Caramba!! O seu blog é profético também?!?!?

    ResponderExcluir
  2. profecias à parte, eu acho que você deveria ter uma coluna em qualquer site de moda que se leve a sério. pqp, como escreves bem !

    ResponderExcluir